Você contou 8 gotas? Parabéns. O DropScope também.

Considere isso antes de comprar

O DropScope é fruto da evolução de anos de pesquisas e aprimoramentos realizados em campo por renomados pesquisadores da área Agronômica, técnicos em Tecnologia de Aplicação e profissionais da Computação especializados em inovações tecnológicas em Visão Computacional.

Se temos 8 gotas marcadas no papel hidrossensível, o DropScope contará 8 gotas. Parece óbvio, mas o DropScope possui o ÚNICO conjunto de hardware e software que permite uma estimativa tão precisa que foi validada cientificamente por especialistas em Tecnologia de Aplicação.

Isso se deve a ALTA RESOLUÇÃO de seu microscópio digital e a ALTA INTELIGÊNCIA de seu algoritmo para contagem de gotas. Veja abaixo para entender melhor:

 Contagem das gotas

O grande avanço do DropScope está no processo de contagem das gotas. Ele usa avançada e exclusiva técnica que individualiza as gotas antes delas serem contadas. Gotas parcialmente sobrepostas são contadas separadamente.

O DropScope contou 8 gotas nessa imagem, pois ele consegue contar gotas parcialmente sobrepostas. Isso dá muito mais precisão e representa melhor a distribuição das gotas conforme a realidade da aplicação.

Apenas 4 gotas foram contadas nesta imagem usando-se outros softwares que não conseguem individualizar as gotas. Isso influencia no número de gotas contado (Gotas por cm2) e também no DMV.

 

Alta Resolução x Baixa Resolução

Um papel hidrossensível consegue “capturar” gotas a partir de aproximadamente 50um (50 x 01mm /1000) . Quanto maior a resolução, melhor. O DropScope captura gotas a partir de 40um.  (Saiba mais…)

Gotas capturadas com alta resolução pelo DropScope. A definição das bordas é mais evidente e ideal para medidas.

Imagem de gotas capturadas por um Scanner de 300dpi ou câmera fotográfica de celular.

 

O que é gota e o que não é gota.

O DropScope usa uma técnica de “segmentação adaptativa”. Isso quer dizer que ele consegue entender as nuâncias da imagem e dizer o que realmente é gota e precisa ser contado. Isso tudo automaticamente. Também corrige o espalhamento das gotas, seguindo os fatores de espalhamento (spread factor) informados pelo fabricante do papel na Suíça. Outro recurso importante do software é que ele permite edição para se eliminar manchas e borrões da imagem.

Imagem original mostrando que as bordas das gotas apresentam um “degradê” de tons de azul. Nota-se que ela aparenta estar borrada e isso atrapalha muito nas medidas se não for considerado.

O DropScope aplica uma avançada técnica de “segmentação adaptativa” que primeiro entende a imagem e determina o melhor ajuste automaticamente. Isso compensa alguns níveis de degradação por umidade.

 

Erros comuns

Muitos softwares deixam para o usuário ajustar a imagem. Isso além de ser improdutivo, pode distorcer as reais medidas das gotas. Uma medida errada pode dar sérios impactos negativos nas análises do ponto de vista da Tecnologia de Aplicação.

ERRO COMUM: Sem as avançadas técnicas do DropScope, gotas muito pequenas podem simplesmente desaparecer e as grandes terem suas medidas subestimadas.

ERRO COMUM: Outro caso, só que com efeito contrário, selecionam-se as gotas pequemas, porém as gotas grandes ficam superestimadas. Isso dá um erro muito grande em cálculos como o do DMV.